A importância do alongamento

A importância do alongamento será tratada neste conteúdo e mostrará a você os benefícios que esta atividade trará para a sua saúde. O alongamento pode ajudar a retardar o declínio cognitivo, assim como o exercício aeróbico.

O declínio cognitivo leve pode ser retardado de forma tão eficaz por movimentos simples, como exercícios regulares de alongamento, equilíbrio e amplitude de movimento, quanto por exercícios aeróbicos.

Pode parecer absurdo, mas estudos recentes indicam que pode haver alguma verdade nisso. Em 2 de agosto, os pesquisadores apresentaram suas descobertas na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer de 2022 em San Diego.

Eles usaram uma amostra de 296 idosos sedentários com histórico de comprometimento cognitivo leve para conduzir o estudo (MCI). Embora não seja inevitável, esta condição tem sido associada ao aparecimento da doença de Alzheimer.

importância do alongamento
Fonte: Leonardo Concon

Metade das pessoas fizeram de 30 a 40 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada em esteiras e bicicletas ergométricas. O grupo restante recebeu instruções para praticar exercícios funcionais de alongamento, equilíbrio e amplitude de movimento. Durante um ano, cada grupo se reuniu com um treinador duas vezes por semana e se exercitou de forma independente nos outros dois dias.

Varreduras do cérebro e outros testes cognitivos foram realizados no final do ano. Não houve piora do declínio cognitivo em nenhum dos grupos, e exames cerebrais não mostraram sinais de atrofia cerebral.

Anteriormente, a pesquisa de 2016 sugeria que o exercício aeróbico poderia ajudar a função executiva, capacidade de atenção, velocidade de processamento, memória episódica e memória processual. Mas alguns adultos mais velhos podem ter problemas para realizar atividade física.

Pesquisadores da Wake Forest School of Medicine, disseram que os resultados do novo estudo sugerem que “isso é possível para todos”, e não apenas para adultos mais velhos capazes de realizar exercícios de intensidade moderada, de acordo com um relatório.

Alguns cuidados são necessários na interpretação dos resultados

Embora o estudo tenha alguns resultados promissores, ele tem algumas ressalvas. Primeiro, estudos mostraram que pessoas cujos hábitos de exercício são completamente sedentários apresentam declínio cognitivo significativo. O Instituto Nacional do Envelhecimento foi citado pelo relatório dizendo que evidências mais convincentes poderiam ter sido encontradas incluindo em não praticantes de exercícios no mesmo estudo.

A inclusão de outras formas de movimento suave, como exercícios de equilíbrio, significa que o estudo não pode ser interpretado como uma demonstração de que o alongamento por si só retarda o declínio cognitivo.

Ainda assim, há conclusões do estudo. Especialistas lançam luz sobre o que as pessoas podem aprender com o estudo e como incorporar alongamentos em seu estilo de vida.

Importância do alongamento na terceira idade

importância do alongamento
Fonte: Freepik

Existem vários fatores de risco associados ao MCI (comprometimento cognitivo leve) e à progressão da doença de Alzheimer que o alongamento pode ajudar a aliviar, incluindo: 

  • Estilo de vida sedentário 
  • Estresse e ansiedade
  • Fluxo sanguíneo e circulação ruins foram citados como potenciais fatores de risco para o desenvolvimento de demência vascular

Embora o alongamento possa não elevar a frequência cardíaca, exige que uma pessoa use o cérebro.

Exercícios de alongamento e amplitude de movimento forçam você a se concentrar em seu corpo e a criar conexões mente-músculo para alcançar a forma adequada.

A quantidade de concentração envolvida no alongamento e atividades relacionadas ao equilíbrio pode estimular as áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e memória, retardando assim o declínio cognitivo.

Alguns especialistas enfatizam que a importância do alongamento ajuda a melhorar o equilíbrio e amplitude de movimento. Também são importantes para a saúde física e o funcionamento diário, principalmente à medida que as pessoas envelhecem.

Importância do alongamento antes do treino 

  • Prevenção de lesões
  • Função nas articulações
  • Flexibilidade
  • Manter uma boa postura para a mecânica de suporte de carga
  • Reduzir inflamações 

Dicas sobre como fazer um alongamento

Os participantes do estudo realizaram alongamentos, amplitude de movimento e exercícios de equilíbrio quatro vezes por semana. Especialistas afirmam que o alongamento diário é o ideal. Uma rotina semelhante à dos participantes do estudo também é benéfica. Mas permanecer consistente é importante.

Quando você alonga um músculo, ele estica, mas depois encurta novamente com o tempo. É importante considerar dois componentes principais dos tecidos moles ao incorporar movimentos suaves, principalmente alongamentos, em sua rotina: faixa elástica e plástica.

Com a faixa elástica, o alongamento é realizado, mas não há mudança duradoura no comprimento do músculo ou do tendão, e ele simplesmente retorna à sua capacidade normal de flexibilidade / comprimento, muito parecido com um elástico. A faixa plástica está indo além da faixa elástica para fazer alterações permanentes no comprimento e flexibilidade do tecido.

O que isso significa para as pessoas quando se alongam?

Alongar-se na faixa elástica pode ser útil para aquecer e promover a frouxidão nas articulações. Esticar-se na faixa de plástico pode afetar essas áreas, além de promover uma melhor postura, quebrar a tensão muscular, prevenir lesões, reduzir a inflamação e promover a cura.

Segurar um alongamento por mais de 90 segundos pode permitir que uma pessoa alcance a faixa plástica de esticar o tecido. Mas não precisa fazer isso tudo de uma vez.

Isso também pode ser dividido, mais comumente em três repetições de 30 segundos.

5 exercícios de alongamento para começar

Alguns dos exercícios mais recomendados são:

  • Alongamento do trapézio superior para o pescoço
  • Rotação do tronco lombar
  • Pose de gato ou camelo
  • Alongamento de flexores do quadril
  • Alongamento estático 

Conclusão

Bem, à luz deste texto, podemos ver a importância do alongamento e os benefícios que ele traz, certo? Ele garantirá que você tenha uma boa flexibilidade, permitindo que você realize movimentos com maiores amplitudes articulares (dentro de suas limitações individuais), e assim diminuindo seu risco de lesões e desconfortos comuns como dores no pescoço e nas costas.

Além disso, melhora sua postura, auxilia no relaxamento muscular, acalma sua mente e ajuda seu fluxo sanguíneo de forma mais eficiente, contribuindo para um melhor fluxo sanguíneo. Tudo isso enfatiza a importância do alongamento, para uma boa expectativa de vida e excelente funcionamento total do corpo, independentemente da idade, condição física, ocupação e outros fatores.

Um grande abraço de toda a Equipe Guia do Treino e Um ótimo treino a todos.

O Guia do Treino analisa os melhores produtos do mercado fitness, com orientações de nossos especialistas. Auxiliamos os usuários na agilidade da compra, alcançando melhor resultado e rendimento nos seus objetivos.

Acompanhe Nossas Midias


Atenção: O Guia do treino é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.